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 01 fevereiro, 2006

Os blogs vão mudar seus negócios

Empresas de todo o mundo descobrem o poder dos blogs. Eles podem ser uma oportunidade ou uma grande ameaça.




Blogs podem ser aliados -- ou inimigos
Algumas empresas têm experiências positivas com blogs. Outras nem tanto
Lego A empresa dinamarquesa criou um blog para consumidores adultos do brinquedo. Considerados os maiores divulgadores da marca, eles trocam idéias sobre suas montagens gigantes.
Piaggio O conteúdo dos blogs da fabricante da Vespa é feito por usuários e admiradores da lambreta, que falam sobre estilo de vida e dão dicas de viagem.
Kryptonite Um vídeo mostrando como abrir o cadeado com uma caneta Bic se espalhou pela web e alcançou a grande imprensa. A empresa perdeu 10 milhões de dólares num recall.
Mazda Criou um blog falso, que seria de um consumidor, mas na verdade era feito por uma agência de publicidade. Foi desmascarada por outros blogueiros.


A voz do povo
Milhões de pessoas publicam diariamente suas idéias e opiniões em páginas pessoais. Veja o poder da rede:

Existem
34 milhões
de blogs em todo mundo

A cada dia,
70 000
novos blogs são criados
A cada minuto,
500
novas mensagens
são publicadas
A audiência já passa de
50 milhões
de pessoas, ou 11% dos
internautas do planeta
No Brasil,
37%
dos internautas lêem
blogs regularmente
Os brasileiros passam
20%
do seu tempo de navegação visitando
blogs e comunidades virtuais
Fontes: Technorati e Ibope/NetRatings


Os mandamentos do blog corporativo
O que fazer e o que não fazer em um blog de empresa
Fale sempre a verdade
Um blog empresarial só tem força quando é autêntico. Mentiras são desmascaradas rapidamente, e a comunidade é implacável com quem falta com a verdade. Sua reputação é arruinada em instantes.
Mantenha o blog atualizado
O imediatismo desse tipo de site é um dos segredos de seu sucesso. Manter um blog com mensagens antigas é como vender o jornal do dia com notícias de ontem. Ninguém quer ler.
Abra espaço para comentários
A internet é uma grande conversa. O blog não é outro meio para você reforçar a mensagem oficial da companhia. É preciso permitir que parceiros e clientes também se manifestem -- e responder sempre que necessário.
Seja informal
O blog não é um comunicado de imprensa nem uma peça publicitária. É um canal direto com os clientes. Quanto mais diretas, curtas e compreensíveis, mais suas mensagens serão lidas e comentadas. A naturalidade dos textos e das suas respostas conta pontos.


Leiam a reportagem completa em: Portal Exame